St-Feuillien Saison

Imagine que você vivesse nas fazendas do sul da Bélgica em uma época em que não havia geladeiras nem outro sistema de refrigeração. Imagine que você faça cervejas mas que ao tentar fazer no verão elas simplesmente estragam. Imagine que você não quer passar o verão inteiro sem tomar uma boa cerveja. Então o que fazer? Que tal produzir a cerveja durante os meses frios e guardá-la para consumir no verão?

Pois foi o que fizeram os belgas da região da Valônia e criaram o estilo Saison, um tipo de cerveja difícil de ser enquadrado mas que hoje em dia tem o tipo de fermento usado como sendo o elemento comum além do cárater um pouco mais lupulado. Também é uma cerveja condimentada e é comum ter coentro na receita.

As florezinhas verdes do lúpulo dão cor ao rótulo

Mas coentro eu não encontrei na Saison da St-Feuillien. Em seu lugar encontrei um aroma cítrico e um leve álcool. Olhando a coloração acobreada vemos a turbidez comum a esse estilo de cerveja não-filtrada. Sua espuma enche o copo no serviço e depois diminui deixando o "rendado belga" marcando o copo e persiste até o fim. O sabor tem malte bem presente e laranja. Há um pouco de amargor e o final é levemente seco. É uma cerveja carbonatada, refrescante e, apesar do teor alcoólico ligeiramente alto, é excelente para dias quentes.



Ficha

País: Bélgica
Tipo: Saison
Graduação alcoólica: 6,5%
Cervejaria: St-Feuillien


Nenhum comentário:

Postar um comentário