A cerveja que começou tudo

Depois que o Fernando Jares me convidou para escrever sobre as cervejas da Amazon Beer a coceira pra fazer um blog sobre cervejas aumentou. Então aqui está: mais um blog de cervejas no Brasil. Não para que eu fale o que sei, que está longe de ser conhecimento de sommelier, mas, principalmente, para que eu possa beber aprender mais.

O copo da esquerda foi especial da  Copa do Mundo de 2006
Meu gosto por cervejas (premium|especiais|artesanais|coloque seu rótulo favorito aqui) começou bem no início deste século. Havia me mudado para São Paulo há poucos meses e fui almoçar em um restaurante/cervejaria com a filial Belém da família da Bruna em um domingo qualquer. E lá fui apresentado à Erdinger WeissBier, uma cerveja de trigo, servida como se fosse um ritual religioso em um copo de meio-litro.

A cor dourado-palha, a turbidez, a espuma duradoura e o sabor daquela cerveja alemã, primeira cerveja importada que provei, me conquistou definitivamente e durante algum tempo foi a única cerveja importada que tomei (o preço era bom, cheguei a comprar por menos de R$5,00 e as opções importadas ainda não eram muitas). Com o tempo ganhei também dois copos de meio litro e enquanto isso comecei a conhecer o tal do "universo cervejeiro".


E como para iniciar é necessário começar do começo então decidi provar mais uma vez essa cerveja que me levou a buscar outros sabores.


Muitos apreciadores de cervejas premium hoje no Brasil foram introduzidos nesse mundo graças à importação dessa cerveja e o sucesso dela nas terras brasileiras deve-se ao fato de a weissbier (cerveja clara) ser uma cerveja que agrada à maioria. A weissbier também chamada de weizen bier (cerveja de trigo) é um tipo de cerveja produzido na Bavária que leva uma proporção grande de malte de trigo em sua receita. A Erdinger WeissBier é do tipo hefe que é a cerveja de trigo em sua forma tradicional, não-filtrada, o que dá a ela a aparência turva. Essa Erdinger é bem carbonatada, seu aroma tem um pouco de banana, o sabor segue o aroma e revela um pouco do dulçor do malte. É  também levemente ácida. É uma cerveja pouco amarga que agrada a maioria dos paladares e, talvez por isso, seja a mais vendida do estilo no mundo.


Ficha

País: Alemanha
Tipo: WeissBier
Graduação alcóolica: 5%
Cervejaria: Erdinger

6 comentários:

  1. Começou bem. Realmente a Erdiger é uma delícia. Se quiser mandar umas de presente, ficarei bebadamente feliz. :P

    ResponderExcluir
  2. Olá Emerson... Parabéns pelo blog!!! Estreou em grande estilo!!!
    As Hefe Weiss, ou Hefe Weizen estão entre as minhas cervejas preferidas... Já tomei várias alemãs, mas tem também umas brasileiras muito boas, como a St. Gallen e a Eisenbahn... Adoro o sabor adocicado que elas têm, às vezes de banana, como vc falou, às vezes de cravo... E isso sem falar da turbidez... Para mim, tomar uma cerveja filtrada não é a mesma coisa... Tenho um amigo aqui que não gosta... Toda vez que o convido para uma cerveja, ele já pergunta: “Mas não é daquelas suas com farelo dentro, é?”... Rsss...
    Também adoro as defumadas (Rauchbier)... Espero qualquer dia destes ver alguma delas figurando por aqui...
    Um abraço:
    Elio

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos parabéns Elio! A da Eisenbahn eu já provei e gostei muito, da St. Gallen eu ainda não provei. Também gosto da Rauchbier e ela deve aparecer por aqui sim! :-)

    ResponderExcluir
  4. Estimado necesito la copa de con el balon ... sabes donde la puedo conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. En cada año que hay Copa del Mundo hay una edición de esa copa con el balon. :-)

      Excluir