Amazon Beer Forest Pilsen

O estilo Pilsen é um tipo de cerveja Lager e é o mais difundido no mundo. Foi criado em 1842 na cidade de Plzeň, que hoje faz parte da República Tcheca. Michael Jackson diz que uma das causas do grande sucesso desse estilo foi a coincidência na criação de uma cerveja dourada e luminosa com o aumento da produção de copos de vidro transparente durante a Revolução Industrial, que estavam gradativamente substituindo os copos de metal e pedra.

No Brasil é o estilo que tem a maior produção e é praticamente o primeiro tipo de cerveja que todo brasileiro bebe por ser o carro chefe das grandes cervejarias nacionais. Mas na produção em grande escala geralmente são adicionados maltes de outros cereais como o milho e o arroz fazendo com que as Pilsens dessas cervejarias sejam um pouco "sem graça". Mas as cervejarias menores quase sempre tem mais rigor na fabricação usando apenas malte de cevada, fermento, lúpulo e água.


A Forest Pilsen da cervejaria paraense Amazon Beer é uma boa representante das Pilsens nacionais. Foi o primeiro produto dessa cervejaria inaugurada no ano 2000 e inicialmente era vendido apenas na versão chope na Estação das Docas mas atualmente também são vendidas em garrafas de 355ml e 600ml. A cor dourada está lá para confirmar o estilo, tem um bom aroma, uma espuma com boa duração mas um amargor que não me agradou muito. Nessa última vez que provei também encontrei um pouco de sabor metálico que não chegou a prejudicar o conjunto. Entre os produtos dessa cervejaria é a que menos me atrai.



E pra você, qual sua Pilsen nacional preferida?



Ficha

País: Brasil
Tipo: Pilsen
Graduação alcóolica:5%
Cervejaria: Amazon Beer


4 comentários:

  1. Atualmente, tenho gostado demais das cervejas da Abadessa, feitas aqui no RS. A pilsen deles é a SLAVA: http://www.abade.com.br/abadessa/#/slava-pilsen/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Ømni! Vou tentar achar a Slava (ou outra da Abadessa) por aqui. Essa Slava fechada a rolha parece ser bem carbonatada, né? Deve combinar muito com o clima quente daqui.

      Excluir
  2. A minha preferida deles é a Export, mais encorpada no malte. Mas a Slava é realmente ótima para o verão.

    ResponderExcluir
  3. As cervejas da Amazon Beer são realmente muito boas. Mas o mais curioso - para leigos como eu, obviamente - foi descobrir que Michael Jackson era conhecedor da história da cerveja. Claro que precisei clicar no link para descobrir que não se tratava do rei do pop. :P

    ResponderExcluir