Hoegaarden Witbier

A história da cerveja de trigo belga é cheia de idas e vindas nos últimos cinco séculos. Foi em 1445 que os monges (sempre eles) da cidade de Hoegaarden na Bélgica, que na época fazia parte da Holanda, começaram a experimentar com as especiarias trazidas das colônias holandesas. Foi quando cascas de laranja e coentro se misturaram e fizeram a receita da cerveja de trigo símbolo da cidade. O auge da produção cervejeira foi no século XVIII quando havia 12 cervejarias! Que foram fechando até que a última cervejaria encerrou as operações em 1957.

Em 1965 um leiteiro, Pierre Celis, com o apoio de vários cidadãos, começou a produzir a cerveja em suas instalações, recuperando a cerveja que, de outro modo, estaria extinta. Em 1985, com a produção aumentando e preparando-se para fazer a primeira exportação, para os EUA, um incêndio botou fim aos planos. A Stella Artois ajudou na reconstrução da cervejaria e em 1987 a Interbrew passou a ser a controladora da Hoegaarden.

Hoegaarden fica na região flamenga da Bélgica


A receita com 500 anos de história é representada nos dias de hoje pela Hoegaarden Witbier, a cerveja de trigo belga. É uma cerveja não-filtrada e refermentada na garrafa, com adição de coentro e cascas de laranja. A cerveja tem uma cor amarelo-palha, muito túrbida e o creme é branquíssimo! O aroma é suave, cítrico, de laranja mesmo. O sabor segue o aroma, cítrico, com leve dulçor. Ela é cremosa na boca, ligeiramente ácida. É uma cerveja excelente, saborosa, refrescante, muito boa para climas quentes! Outra cerveja importada com ótimo custo/benefício!



Ficha

País: Bélgica
Tipo: Witbier
Graduação alcoólica: 4,9%
Cervejaria: Brouwerij Hoegaarden


Nenhum comentário:

Postar um comentário