Anno 1417

A Hacker-Pschorr é uma cervejaria com uma história bem bacana. Os dois nomes separados por hífen são os sobrenomes de duas famílias unidas por um casamento. Joseph Pschorr casou-se com Maria Theresa Hacker, filha do dono da cervejaria Hacker. Nascia ali a primeira Hacker-Pschorr. A Hacker-Pschorr tornou-se a maior cervejaria de Munique no século XVIII, a maior entre cerca de cinquenta cervejarias na época. Após a morte de Joseph Pschor, os filhos herdaram e separaram a cervejaria que foi reunificada somente no século XX, em 1972. A cervejaria atualmente é controlada pelo mesmo grupo que controla a Paulaner.

A cervejaria Hacker-Pschorr também tem um papel importante na Oktoberfest. Joseph Pschorr foi o organizador da primeira festa, nomeado por Ludwig I por ocasião de seu casamento em 1810. Cada cervejaria deveria produzir uma cerveja exclusiva para a comemoração e a festa tornou-se tradicional e acontece até hoje. A Hacker-Pschorr é hoje uma das seis cervejarias de Munique autorizadas a vender suas brejas na festa e o terreno onde ocorre a festa foi doado pelo generoso Joseph Pschorr.

Uma curiosidade: o compositor Richard Strauss é bisneto de Joseph Pschorr e Maria Theresa Hacker e dedicou uma de suas obras, Der Rosenkavaller (Cavaleiro da Rosa, trilha sonora para Sir Loras Tyrell de Game of Thrones?), à família que o ajudou financeiramente em seus estudos.

Tampa do tipo swing top

O nome da cerveja Anno 1417 faz referência ao ano em que foi fundada a primeira cervejaria Hacker. Ela é do estilo alemão Kellerbier (cerveja de porão) por causa do local onde esse estilo de cerveja, da família Lager, é fermentado a baixas temperaturas. É uma cerveja não filtrada e por isso vemos uma turbidez intensa mostrando em suspensão traços da levedura. A cor é dourada e a espuma densa e branca. O aroma é de lúpulo floral e senti um pouco talvez de banana ou maçã (nariz biruta). No sabor senti o malte e o amargor bem equilibrados. É uma cerveja com uma sensação refrescante com uma leve adstringência, muito boa de beber. Pelo preço que é vendida no Brasil não vale muito a pena comparada com outras opções melhores, exceto pelo fato de ser um estilo raro, mesmo na Alemanha.



Ficha

País: Alemanha
Tipo: Kellerbier
Graduação alcóolica: 5,5%
Cervejaria: Hacker-Pschorr


Nenhum comentário:

Postar um comentário