Primeira Brassagem da Acerva Paraense

Aconteceu no sábado passado a primeira brassagem organizada pela Acerva Paraense na sanduicheria The Nine. Todos os procedimentos foram conduzidos pelo André Luiz Lima, que já fez um curso de tecnologia cervejeira no Senai de Vassouras, RJ, com pitacos oportunos do Iuri Fernandes e do Lucas Pinto, entre outros. Parte dos presentes, como eu, não conhecia o processo de fabricação caseira de cerveja e houve uma introdução teórica sobre o assunto, mostrando as fases do processo, os insumos (grãos maltados, lúpulos e fermentos) e os equipamentos usados. Depois dessa introdução partimos para a brassagem.

O estilo escolhido pelo André para a brassagem foi a American Pale Ale, APA, que é um estilo muito próximo das IPAs, inglesas. A principal diferença é o uso de lúpulos americanos e em quantidade maior resultando em uma cerveja com maior amargor. A receita foi feita com o auxílio do software BeerSmith (que tem versões para Android e iOS também). Foi tudo muito instrutivo e divertido! Se você nunca viu uma cerveja artesanal sendo feita procure uma Acerva perto de você, garanto que não haverá arrependimento!

A seguir algumas fotos do Instagram do Iuri.

Brassagem
Filtragem
Resfriamento
Transferência para o balde de fermentação
Kanguru Beer e Levedo garantiram a cerveja o dia todo

Sobre a sanduicheria The Nine: é um espaço bem bacana com uma proposta de sanduíches artesanais. É tudo feito lá (até o catchup) com inspiração em ingredientes amazônicos. Escolhi para o almoço o sanduíche Selvagem feito com arubé e jambú. Uma delícia! Conversei um pouco com o dono da casa, Thiago Sá, e ele explicou que tenta sair da mesmice e da massificação das sanduícherias que tem como sonho virar um "McDonald's", mesmo que local. Vale a visita!

5 comentários:

  1. Mas e aí, a cerveja caseira ficou boa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tem que esperar fermentar, Carol. Demora umas semanas. :-)

      Excluir
    2. Kkkk...
      Para tu veres como eu sou entendida no assunto!!!

      Excluir
  2. Estava ficando curioso em conhecer essa sanduicheira The Nine. Apesar do nome em inglês, a proposta parecia-me bem interessante até o dono falar que pretendia ser uma Mc Donalds. Será que ele lava seus hambúrgueres com substâncias tóxicas também? Será que seus sanduíches e demais produtos também não se deterioram? Nem bactérias decompositoras querem produtos da Mc Donalds.

    Bom, quanto ao que realmente interessa, conte-nos como ficou a cerveja assim que experimentá-la. ;)

    ResponderExcluir