Rochefort 8

As cervejas trapistas talvez sejam as cervejas mais cultuadas do universo cervejeiro. São seis cervejarias na Bélgica, uma na Holanda, uma na França e uma na Áustria, com receitas criadas há alguns séculos por monges da Ordem Trapista que vivem até o fim de suas vidas no mesmo monastério. O nome "Trapista" é uma denominação controlada pela Associação Trapista Internacional. Outras cervejarias que se inspiram na qualidade das trapistas geralmente usam a denominação "cerveja de Abadia".

São três os critérios para que uma cerveja possa ganhar o selo de autenticidade trapista:
  • Somente ganham o selo cervejas fabricadas dentro ou próximas a um monastério trapista.
  • A cerveja deve ser fabricada pelos próprios monges ou sob sua supervisão.
  • O lucro conseguido com a venda da cerveja deve ser aplicado em obras de cárater social ou não-lucrativas.

Portanto, uma cerveja trapista (como eu já cheguei a pensar) não é um estilo de cerveja e sim uma denominação controlada por monges da Ordem Trapista. É o controle monástico que garante a excelente qualidade das cervejas produzidas que são todas elas do estilo Ale, de alta fermentação, e refermentadas na garrafa.

A cervejaria Trappistes Rochefort produz três cervejas: a 6, a 8 ("Spéciale") e a 10 ("Merveille"). Estou me devendo a 6 e a 10 mas gostei muito das vezes que provei a 8, uma Dark Strong Ale. Tem coloração acobreada e uma espuma bege persistente que nunca abandona a cerveja. De aroma amadeirado, levemente amarga e doce. Encorpada e com alto teor alcóolico (9,2%) tem um conjunto sensacional e é uma das melhores cervejas que já bebi.



 













Aliás, as ales belgas tem um lugar garantido no topo das minhas favoritas.

Atualização: acabei de aprender porque a Rochefort 8 é chamada "Spéciale". Parece óbvio que ela seja especial mas o motivo do nome é outro. Ela começou a ser fabricada em 1955 como uma cerveja especial para as festas de fim de ano. A partir de 1960 passou a ter fabricação regular mas o título "Spéciale" se manterve.
 

Ficha

País: Bélgica
Tipo: Trapista/Dark Strong Ale
Graduação alcóolica: 9,2%
Cervejaria: Trappistes Rochefort

2 comentários:

  1. Bacana a história da produção das cervejas trapistas. Interessante saber que sua origem é da congregação religiosa onde os monges fazem voto de pobreza, castidade, obediência e estabilidade, ou seja, vivem no mosteiro até morte. Convenhamos, viver na pobreza, castidade, obediência e ainda não poder sair do mosteiro, só seria possível se tivessem alguma fonte de prazer, não é mesmo? Talvez por isso se especializaram em produzir uma das melhores cervejas do mundo. Não fossem os votos de castidade e de obediência (pobreza e estabilidade eu levaria numa boa) acho que até eu viraria um monge trapista. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou preparando o post pra mais uma trapista. E sim, é tentadora essa vida monástica deles. :-)

      Excluir